O lado feio do Carnaval.

Ouvimos muito pessoas reclamando sobre como o carnaval faz parte de uma política de pão e vinho que o Estado corrupto promove para manter o povo anestesiado, permitindo, assim, sua permanência no poder sem de fato atender as necessidades de seus governados. Eu pessoalmente acredito que existe uma boa dose de verdade nessa teoria, mas eu venho agora falar sobre outro lado negro do carnaval; e esse é factual e registrado. Falo do rastro de poluição de rejeitos que vão atrás dos trios elétricos de todo país. Este caso especial passa-se em Salvador, cidade da folia e berço do trio elétrico.

Li uma matéria sobre catadores que mergulham nas praias de Salvador, após os quatro dias de folia, recolhendo os residuos lançados pelos foliões. Eu estudo engenharia ambiental e, por isso, essa noticia, pessoalmente, me entristece muito  e me faz pensar como o homem pode ser ignorante e insensível. Contudo, ao ler a matéria fiquei feliz de existirem pessoas que estão dispostas a realizar esse trabalho “sujo” e que divulgam isso para todos. A noticia também me fez refletir sobre o meu post anterior sobre “sustentabilidade estética“.

Não me levem a mal. Eu gosto de carnaval e acho que é um evento cultural muito relevante para a nossa cultura – e para que possamos viajar tambem, CLARO! Existem muitos pontos em que existem festas culturais mucho locas, por exemplo em Olinda – PE. E por ai vai. Só gostaria de levantar um ponto para que fiquemos conscientes que mesmo na folia deve haver o minimo de respeito pelo local onde farreamos, já que muitas vezes estamos lá só de passagem e que depois das festas quem paga o pato é quem mora por lá.

É isso, gente. Fica aqui meu apelo para que todos percebam que se não quisermos trabalhar efetivamente para um meio ambiente melhor, não vamos atrapalhar, pelo menos.

Aqui vai a matéria na íntegra:

http://www.globalgarbage.org/blog/index.php/2010/03/05/o-fundo-da-folia/

E o link do excelente blog Sedentário e Hiperativo, no qual eu achei a matéria :

http://www.sedentario.org

3 Responses to O lado feio do Carnaval.

  1. Danielly Ddamf disse:

    ótimo tema pra VI SMA – como os cartazes que tinham espalhados na V SMA, não sei se lembra, enfim, se precisar tenho os arquivos!
    😉

  2. lobot disse:

    realidade brasileira…mt bom…

  3. Jésk disse:

    Puxa muito interessante!Um fato com repercussão quase nula ainda. Catadores mergulhadores haha!!! ainda bem q aluminio vale muito, o pior é pensar tambem em outros varios materiais depositados nos litorais não muito atrativos aos coletores, por esse eventos e outras varias ocasionalidades de ignorância. O blog está com assuntos muito bons.t+

Deixe um comentário

